Bárbara Izidro
Empresa diz que padrão de receita obtido com links patrocinados deve se repetir em buscas realizadas por usuários de aparelhos móveis, a partir de acordos com operadoras.
O casamento entre a internet e o celular não é duvidoso para o Google. O diretor geral da companhia no Brasil, Alexandre Hohagen, diz que isso é tão claro para a empresa que as estratégias para a atuação em aparelhos móveis já está traçada.
O modelo de negócio, segundo ele, deverá se repetir. "A receita obtida a partir de cliques em links patrocinados deverá se repetir no celular", garante Hohagen, que há pouco participou de seminário sobre telefonia móvel.
De acordo com o executivo, a estratégia para isso será a formação de acordos com as operadoras: as ligações geradas a partir das buscas e resultados encontrados irão rentabilizar o Google.
Uma mudança no entanto, será o modelo atual de busca em diretórios, que é comum em celulares. "Foi assim também na internet. No começo as buscas eram por departamento, como por exemplo 'diversão, depois, restaurantes, depois São Paulo'", conta.
O diretor geral do Google acredita que, no futuro, essa busca no celular também acontecerá de forma direta, como já aconteceu na web, para aperfeiçoar os resultados encontrados.
O executivo acrescenta que 98% da receita global do Google, de cerca de 10 bilhões de dólares, são obtidas a partir de receita obtida por cliques nos links patrocinados, posicionados no lado esquerdo da tela de busca do internauta.
Por Luiza Dalmazo, do COMPUTERWORLD, em 15 de maio de 2007
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