terça-feira, 5 de junho de 2007

Google Brasil se prepara para migrar modelo de receita da internet para o celular

Bárbara Izidro

Empresa diz que padrão de receita obtido com links patrocinados deve se repetir em buscas realizadas por usuários de aparelhos móveis, a partir de acordos com operadoras.

O casamento entre a internet e o celular não é duvidoso para o Google. O diretor geral da companhia no Brasil, Alexandre Hohagen, diz que isso é tão claro para a empresa que as estratégias para a atuação em aparelhos móveis já está traçada.
O modelo de negócio, segundo ele, deverá se repetir. "A receita obtida a partir de cliques em links patrocinados deverá se repetir no celular", garante Hohagen, que há pouco participou de seminário sobre telefonia móvel.
De acordo com o executivo, a estratégia para isso será a formação de acordos com as operadoras: as ligações geradas a partir das buscas e resultados encontrados irão rentabilizar o Google.
Uma mudança no entanto, será o modelo atual de busca em diretórios, que é comum em celulares. "Foi assim também na internet. No começo as buscas eram por departamento, como por exemplo 'diversão, depois, restaurantes, depois São Paulo'", conta.
O diretor geral do Google acredita que, no futuro, essa busca no celular também acontecerá de forma direta, como já aconteceu na web, para aperfeiçoar os resultados encontrados.
O executivo acrescenta que 98% da receita global do Google, de cerca de 10 bilhões de dólares, são obtidas a partir de receita obtida por cliques nos links patrocinados, posicionados no lado esquerdo da tela de busca do internauta.

Por Luiza Dalmazo, do COMPUTERWORLD, em 15 de maio de 2007

Nenhum comentário: