segunda-feira, 14 de maio de 2007

Fraude do clique

Juliana Rodrigues

Recentemente, o Google tem enfrentado um problema que tem assustado um pouco seus investidores. Vou falar um pouco do problema e explicar como ele funciona e porque não se deve preocupar tanto com isso.
Sobre a fraude do clique no Google. Como funciona:
Você cria um website falando sobre qualquer coisa. Cadastra no Google Ad-words e poe os Ads (anúncios do Google) no seu site. Então, a partir desses banners do Google, você gera cliques falsos, fingindo ser um visitante seu clicando, para ganhar dinheiro.
Maneiras que você poderia tentar para burlar e porque elas não funcionam:
1. Clicar várias vezes nos links:Toda conexão com a internet possui um chave fixa chamada "ip". O ip é o que garante que você é você. Esse endereço te denunciará caso você clique excessivamente nos banners. Isso é fácil de detectar.
2. Usar proxyAi você pensa: vou usar um proxy. Mas será que isso adianta? O proxy que você usa também tem um ip. Vários cliques por esse ip também te denunciarão.
3. Clicando todo dia ou pedindo cliques a amigosBom, dessa maneira você vai me falar que não tem como o Google detectar. Mas ai que eu digo: tem. Existem várias maneiras de se burlar um sistema, mas tudo que a gente faz a gente usa um padrão. É difícil imitar automaticamente vários padrões de comportamento, assim como é difícil esconder sua personalidade por muito tempo.Do mesmo modo, assim que você começar a clicar sempre nos links, rapidamente você -e quem mais tiver te ajudando- será descoberto.Ele descobrirá que você sempre clica e ninguém mais.
Mas, por quê?
Porque quando fazemos as coisas nunca a fazemos do mesmo modo. Ainda mais quando se estuda uma população grande. Ela tem comportamento aleatório, muito variável. Num mês você pode ter 100 visitas de uma pessoa e no outro 0. Não da pra saber só por estatística que essa pessoa te visitará sempre algo em torno de 100 visitas/mês, porque existem variáveis demais nas nossas vidas.
Um site com 3mil visitas únicas mês (100 por dia, em média), que é um número relativamente baixo, geraria uma combinação tão ampla de cliques nos banners durante o período de um mês, que precisaríamos dos mesmos 3mil para reproduzir algo parecido. E isso é a base desse sistema eficiente, responsável por 99% do lucro do Google.
Desse mesmo modo, existem 'n' maneiras de se saber quando alguém esta burlando algo. É claro que sempre vão existir os mais espertos, que sempre conseguem tirar uma pontinha de vantagem, mas fora esses raros casos, você será pego.
Então, assim que você e seus amigos passarem a clicar sempre, o sistema irá desconfiar e irá cancelar sua conta. É só ler os termos para ver. E, apesar de mais de 50% do lucro dos anúncios irem para o site que os abriga (seu site), o Google tem um sistema seguro o suficiente para garantir que cliques falsos não sejam gerados.

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi0204200617.htm

Um comentário:

Anônimo disse...

Na verdade isso é uma baita sacanagem do Google. Meu site estava com 4 meses para lucrar mês primeiros $120,00 quando me deparei com a mensagem que meu site poderia significar riscos para os anúnciantes.
Sendo que são cliques validos e tudo foi baseado nos tutoriais expostos pelo Google, todo o layout do site foi reestruturado apenas para melhor rentabilizar os anúncios. A média de cliques era em torno de 3% por visualizações de banners e 120% nos buscadores. Estranho neh o Google achar esse risco logo na época de realizar o pagamento. Resumindo.. o Adsense Google é farsa. Por quê eles não fornecem os dados desse tal risco??
Eu que dava a maior credibilidade para o Google, hoje estou desapontado com a injustiça realizada!